sexta-feira, 13 de novembro de 2009

● aos passageiros:

Saí do colegio (sem acento. Pergunte aos alunos do Marista o por quê) e caminhei até a parada de ônibus. Que legal, pegar ônibus! Não poderia pegar carona de volta com meu pai, já que ele tinha compromisso, e a mulher da van simplesmente não podia me pegar. Então esperei meia hora meu querido ônibus que só passa uma vez por hora. Dei o sinal para o motorista parar e ele foi parar uns 10 metros depois. Comecei a correr e quando já estava chegando na porta, o cara simplesmente acelerou e foi embora. Tive que pegar um outro ônibus que não passa na minha casa, para descer 1 km de distância e ir andando o resto do caminho no sol escaldande e cancerígeno - mas não antes de pegar um enorme engarrafamento na Av. Epítacio. Detalhe que eu nunca tinha pego um engarrafamento naquela avenida nesse horário.

Gente, o que é isso?! Como é que eles reclamam tanto que as pessoas devem deixar os carros na garagem e andarem de ônibus para combater o aquecimento global?! Quem é que quer andar nessas drogas de transportes públicos que fedem, lotados, demoram a passar, demoram a chegar no destino, e são desconfortáveis? Nós, humildes cidadãos, temos que abrir mão do nosso carro com ar-condicinado pelo bem do planeta, mas nossos majestosos governantes simplesmente não podem abrir mão do dinheiro roubado para melhorar o transporte público. Isso não lhes parece injusto?

Não quero parecer alguém revoltado, só queria afogar minhas mágoas pelo motorista que não parou para mim e para tantas pessoas por aí nesse país. E aproveitar para criticar os ônibus públicos, também.

Mas talvez esteja tudo bem, talvez não haja nenhum problema. Talvez o fato de o motorista não ter parado para mim tenha sido apenas um acontecimento azarado decorrente da data de hoje - sexta-feira 13.

-----

P.S.: aí do lado, à sua direita, já estamos postando novas pequenas críticas sobre notícias e livros, deem uma conferida e um comentário.

15 comentários:

Luna Rabay disse...

Em geral, os motoristas sempre param pra mim. Até quando eu venho correndo bem longe da parada e quando eu peço parada no meio do nada.

Luna Rabay disse...

Mas de fato, o sistema de transporte público é uma porcaria.

Luna Rabay disse...

Faz um comentário sobre Bastardos Inglórios!

Luna Rabay disse...

(nos filmes)

Luke disse...

Tá, eu faço, assim que assistí-lo. :P

Marina Freire disse...

a verdade é que como muitas outras coisas públicas, assim como orgãos, os transportes deixam muito a desejar. Mas tem uma coisa que penso a respeito dos transportes públicos: suponhamos que sejam implantados nos coletivos, assentos macios, ar condicionados e uma maquina de refrigerantes... Quanto tempo iria durar até que alguns membros do nosso clâ da cidadania rasgassem os assentos, quebrassem a máquina, e jogassem giz no ar condicionado?
Quanto custaria uma passagem para esse coletivo? Não seria ai onde o nome mudaria de coletivo para seletivo? Porque pessoas que recebem um salário mínimo e precisam pegar 4 ônibus por dia, não iriam poder bancar isso até o fim do mês.
E é aí que eu vos digo: O mero meio de transporte público vai continuar assim, fedorento, desconfortável, sabe por que? Porque o sistema, desde a mais alta hieraquia é FALHO! É ai que eu te digo mais uma coisa. A falha desse sistema, resulta na falta de educação - para aqueles já acima citados, que iriam "acabar" com o coletivo. E é ai que entra um assalariado que não pode pagar 3 reais de passagem (vamos supor), 4 vezes ao dia, totalizando 12 reais. 12 x 31 = 372. Conclusão: quase um salário para transporte. Existe condições? Não existe.
Então por tudo isso citado nesse comentário, eu digo uma única coisa: Sem essa de parar de usar carro por causa do aquecimento global. é lógico que o planeta um dia vai mudar totalmente. e é lógico que sempre foi assim. lembra que antes de ter esses maravilhosos oceanos e florestas, era apenas uma enorme bola de fogo? pois bem. existe a mudança. sempre! Eu nunca que vou deixar de usar um carro por causa do "save the planet". Gente, tudo muda. UM DIA A TERRA VAI MUDAR, E NÃO TEM QUEM IMPEÇA!

é isso.

Luke disse...

Boa crítica, Marina, mas me assustei com a parte do planeta, sério. E, de fato, a educação seria a solução para tudo - mas como sabemos a educação é o último interesse dos nossos políticos, que são mantidos por essa massa BURRA.

Marina Freire disse...

mas Lucas, é verdade. por mais que tentemos retardar as mudanças na terra, não iremos impedir que elas acontemçam. É só uma questão de tempo.

Marina Freire disse...

aconteçam*

Luke disse...

Sim, mas não se esqueça que os humanos estão acelerando e intensificando essas mudanças que ocorreriam lenta e naturalmente. E, sobre os ônibus, não precisava colocar poltronas, nem condicionadores de ar, nem TV, apenas aumentar e sempre renovar a frota ajudaria bastante.

M. Azerêdo disse...

Lucas, não sei você, mas eu ando de ônibus todos os dias. E uma coisa eu sei:
* só em dados, João Pessoa tem um dos melhores sistemas públicos do Brasil.
*Não sei se você notou, mas os ônibus daqui cresceram de tamanho.
*Lucas se tivermos tais luxos em ônibus, vai ficar muito caro. E olhe que o preço dos ônibus já já chega aos 2 reais.
*Outra, uma coisa sempre vai continuar: em horário de pico, sempre os ônibus estarão cheios e haverá pequenos atrasos com o trânsito.
* E outra, as frotas estão renovadas e como eu disse, os ônibus estão maiores.
Acho que você ja está querendo bastante Lucas.
Por mim, nosso transporte público está excelente.

Ps: só espero que alguns motoristas fossem mais educados e não fizessem isso, de não esperar os passageiros, com a população que usufrui de tal serviço.

M. Azerêdo disse...

*********sistemas públicos de transporte do Brasil

Anônimo disse...

oi gato

Andrezza disse...

Pois é, como Marina(Azerêdo) disse a nossa frota de ônibus ainda assim é uma das melhores do país. Imagina as piores? Quando fui para Fortaleza eu percebi a diferença. Lá, os motoristas não só não param ás vezes para as pessoas subirem, como também andam com uma velocidade bem maior. O passageiro acaba tendo que se segurar para não cair quando o ônibus dá partida bruscamente. Só que como se não faltasse mais nada os bancos são muito distantes uns dos outros, ficando mais difício de ter onde segurar (consequentemente os ônibus têm menos assentos).
O que aconteceu como você acontece com muitas outras pessoas, sobretudo idosos, mas como já foi dito é reflexo dos problemas de educação no nosso país.

Ingrid disse...

prefiro nem comentar, minha sexta-feira 13 também foi azarada pelo ônibus. saí do laboratório ás 17h com Jade, e chegamos na parada ás 17h10min, e esperamos o ônibus até as 17h40min, quando ele finalmente chega, nós entramos no ônibus, nem passar pela roleta havíamos passado, a porta ainda estava aberta, e eu pegando o dinheiro pra passar, de repente a gente escuta um barulho esquisito e um balanço no ônibus. Um carro tinha batido atrás do ônibus, ás 17h40min, engarrafando a epitácio inteira e começando a chover, nem comento a demora que foi pro próximo ônibus passar. você não foi o único azarado em assunto de passageiro e motorista na sexta-feira 13.