segunda-feira, 29 de junho de 2009

● aos idiotas:

Me inspirei relendo o capítulo 5 (uma nação de idiotas) do livro de Michael Moore, Stupid White Men - pra quem não sabe, o livro se trata de uma críta ao modo de vida estadunidense - e resolvi criticar alguns idiotas que frequentam (sem trema) nossas escolas.

E o pior é que nas nossas escolas acontece o que acontece com o cenário político do nosso país, esses idiotas nos representam. Esses idiotas de quem estou falando - eu sei, vou cair no clichê - são aqueles garotos populares e imaturos e as garotas patricinhas que passam a aula INTEIRA se maquiando. Esses aí são nossos representantes de sala, nossos membros do grêmio estudantil, são as pessoas mais cool que andam pelos corredores durante o intervalo, rodeados por seus amigos invejosos, falsos e interesseiros.

E as outras pessoas? E a menina que se recusa a fazer chapinha, escova, progressiva, alisamento, ou modificação do DNA todos os dias antes de ir a escola para chegar lá com seu cabelo falsamente lisinho? E aquela que não acha necessário usar quilos de pó para dar uma cor diferente do rosto e ficar parecendo uma palhaça? E aquele menino inteligente que se vê chamado de nerd e rodeado de amizades que só estão interessadas em fila na hora da prova e dupla para o trabalho? E aqueles quem tem dificuldade de aprendizado? E os homossexuais reprimidos? Os deficientes? Os "anti-sociais"? Os baixinhos? Os gordinhos? Os magros demais? Os desajeitados?
Onde e por quem eles estão sendo representados?

Talvez eu deva me candidatar ao grêmio estudantil ano que vem e prometer proteger e defender essas "minorias". Talvez eu ganhe o voto de todas as pessoas que já sofreram algum tipo de preconceito na vida (ou seja, todo mundo).

sexta-feira, 26 de junho de 2009

● ao ócio das férias:

Bom, completa-se amanhã uma semana que estou em férias. E não fiz absolutamente nada nenhuma. Confesso que venho aprendendo a tocar gaita, a assistir a alguns episódios de Nip/Tuck, mas não vem ao caso.
O caso é esse bendito blog. Não sei quando terei tempo de completá-lo e nem quando começarei a publicar alguma coisa decente. Estou ocupado demais fazendo nada.
Talvez nossa amiga Leka queira fazer alguma contribuição. Não sei. Resolvo isso quando voltar da viagem, dia 17.

Até breve.

terça-feira, 23 de junho de 2009

● uma apresentação:

Nós temos hesitação ou dúvida de consciência, temos remorso. Somos cuidadosos, zelosos, meticulosos, rigorosos. Nosso caráter é delicado, temos senso moral. Segundo o Aurélio, somos escrupulosos.
Neste Blog, nós criticaremos tudo a que temos direito de criticar. A crítica é da natureza humana, e, como dizem, na realidade só fazemos é reclamar. Mas aqui reclamaremos e elogiaremos. Este Blog é um espaço para escrevermos nossas opiniões acerca do que acharmos necessário criticar. Filmes, músicas, livros, jornais, televisão, política, comida da mãe. Nada escapará dos nossos olhares escrupulosos.


Afinal, a crítica é espontânea.